top of page

Sobre o Pleroma: 

Pleroma é uma zona de crescimento da planta, é um cilindro vascular, um vaso condutor. É um lugar vital para compreenssão da estrutura da planta. 

 

O Pleroma é um arquivo virtual em constante atualização sobre espaços autônomos que existiram ou existem na cidade de Belém. Tal mapeamento não está limitado aos espaços artísticos, mas às fisicalidades que mantenham filiações com concepções colaborativas, autônomas, multitudinárias e interdependentes. 

Em relação as finalidades desses espaços, os locais pesquisados guardam diferenças entre si: uns buscam autonomia e engajamento em ideologias distintas (ativismo, ecologia, anarquismo, veganismo, etc), outros procuram interdependência (união entre financiamento público e autogestão colaborativa); alguns deles se esforçam pela constituição de um mercado de arte local; e por fim; em geral buscam por formação de público (seja de arte ou cultura contemporânea).  

Este acervo teve início em 2013 e é resultado de entrevistas e pesquisas sobre a realidade desses espaços. Configurando uma espécie de mapa do Comum em relação ao mapa oficial de galerias e instituições artísticas relacionadas a cultura contemporânea. É destinado à estudantes, artistas, pesquisadores e professores.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                       

 

bottom of page