top of page
Buscar
  • ipsun1

Ateliê do Sr. Anísio

atelie do anisio.jpg

O Ateliê do Sr. Anísio funciona como uma espécie de Bauhaus tupiniquim: lá encontramos o modus operandi da produção da cerâmica feita por etapas, e em espaços separados, onde cada mestre ceramista fica responsável por uma fase da peça: desde a coleta da argila, ao desenho dos grafismos à pintura e queima. Acompanhe o processo no vídeo abaixo realizado em julho de 2014.

Este vídeo apresenta o modus operandi de uma parte da produção da cerâmica em Icoaraci (distrito que se encontra a 20km de Belém) e visa a divulgação da cultura ceramista no Paracuri (bairro de Icoaraci). Ele foi efetivado a partir de duas visitas que realizei ao ateliê do Sr. Anísio, proprietário do espaço.

A cultura da produção da cerâmica vem passando por sérios problemas no bairro do Paracuri: alagamento de alguns ateliês, ausência de uma política voltada para o turismo e abandono de funções ligadas a olaria. Isso vem acarretando perda de artesãos paraenses, que na ausência de incentivo e valorização de seu ofício, abandonam um trabalho que lhes acompanha há gerações para ir tentar outras funções. Alguns desses ceramistas viraram agricultores ou mudaram de estado, infelizmente.

Em outro sentido, este vídeo também almeja servir como fonte de pesquisa para professores e alunos no tocante ao processo passo-a-passo de confecção da cerâmica, especificamente no ateliê do Sr. Anísio no bairro do Paracuri, no distrito de Icoaraci (Vila Sorriso). Este projeto foi feito na base de um lema punk conhecido, o “faça você mesmo”, não teve nenhum apoio, a não ser dos amigos (as).


Contatos

http://www.anisioartesanato.com.br/

anisioartesanato@globo.com

(91) 3227-0127

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page